O Hospital de Referência de Arraias, no sul do Tocantins, está funcionando sem desfibriladores e aparelhos de Raio-X. A informação é do Ministério Público Estadual, que fez uma visita à unidade e contatou a falta de 65 itens. O caso foi parar na Justiça e a promotoria quer que o estado seja obrigado a resolver o problema.
No centro cirúrgico, faltam bisturis, dosímetros e martelos para exames neurológicos. Já no consultório do clínico geral não há nem estetoscópios ou termômetros. Nos quartos e na enfermaria não foram encontradas luvas, lençóis suficientes ou lenços de papel. Até mesmo a anestesia que deveria ser usada em cirurgias não está disponível no estoque.
A unidade é referência para a região sul do estado e atende pacientes de outros municípios, como Taipas, Pindorama e Paranã. Os itens que não estão disponíveis são obrigatórios, pelas resoluções do Conselho Regional de Medicina.
Outro lado
A Secretaria de Estado da Saúde informou que ainda não foi notificada da ação do MPE, mas negou a falta dos aparelhos e equipamentos na unidade. Disse que o hospital dispões de desfibrilador e de Raio-X e que não há falta de enxovais. Ainda de acordo com a Sesau, o Hospital Regional de Arraias recebeu melhorias recentes, como uma reforma no centro cirúrgico.
Fonte: G1
Foto: Divulgação/Sesau