Representantes do Simepe, médicos concursados e contratados que trabalham na rede municipal de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 26 de março, na sede do Sindicato, no bairro da Boa Vista. Os profissionais denunciaram uma série de problemas que, atualmente estão dificultando o trabalho médico e, principalmente, o atendimento dos pacientes no Centro de Especialidades Médicas (CEMEC-Centro). Os diretores executivos Marcus Villander, José Tenório e Lissandra Moura, coordenaram a reunião.
Entre os pontos apontados destacam-se: redução do quadro de médicos, sobrecarga de trabalho, número excessivo de atendimento, contrariando resolução do Cremepe; insegurança nas unidades de saúde, transporte (ambulâncias) em precárias condições, além de problemas na sala vermelha e do desrespeito recorrente da gestão e de políticos locais.Os médicos estão sendo assediados pela gestão, pelos políticos da cidade, mesmo em horário de trabalho. Além de serem sendo cobrados publicamente para estarem sempre na porta, quando é regulamentado um horário de descanso formal para aqueles médicos que dão 12 horas corridas.
Como deliberações foram aprovadas as propostas: carta aberta à população, explicando os motivos da redução de profissionais no CEMEC e suas consequências junto aos pacientes; envio de oficio ao secretário municipal de Saúde, Hely Freitas, para reunião e esclarecimentos; além de envio para o Cremepe, solicitando nova fiscalização no Cemec-Centro. Próxima AGE: dia 02 de abril, segunda-feira, às 20h, no Simepe.
Fonte: SIMEPE