O tomógrafo do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, está há pelo menos duas semanas parado e sem previsão de conserto, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina. Com a falta de funcionamento, médicos apontam para o risco de cancelamento de cirurgias eletivas. Algumas famílias chegaram a ser encaminhadas para realizar os exames em outras unidades de saúde.
A unidade infantil é referência em Santa Catarina. O equipamento é essencial para o diagnóstico de diferentes doenças e para pessoas em situação de pré-operatório.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que uma empresa foi chamada na sexta (2) fazer a manutenção do tomógrafo e que preciso trocar uma peça. Mas, não deu prazo o equipamento voltar a funcionar.
Tomógrafo
O Hospital Infantil e a SES não confirmaram quando o tomógrafo estragou e afirmaram que os pacientes são encaminhados para realizar os exames no Hospital Celso Ramos. Um documento da direção da unidade foi enviado com a requisição no dia 22 de janeiro.
“A direção do Hospital Infantil Joana de Gusmão vem através deste solicitar que os exames de urgência e emergência de tomografia computadorizadas de nossos pacientes sejam realizadas nesse Hospital, pois o nosso tomógrafo encontra-se com problemas, sem previsão de conserto”, pede o documento.
Corredor em obras
O hospital também está com obras inacabadas em parte das tubulações há cerca de quatro meses. O teto de um dos corredores está com canos e fiações expostas, próximo à emergência, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.
Com relação à obra no teto, a SES disse que estão sendo feitas melhorias nas tubulações e que a previsão é que o forro seja colocado no local para tampar as tubulações e fiações nesta semana.
Fonte: G1
Foto: Click RBS