O sindicato que representa os médicos do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, informou nesta quinta-feira (28) que o atendimento do corpo clínico foi retomado. A unidade confirmou que a emergência abriu na manhã desta quinta-feira, às 7h.
Os médicos paralisaram os trabalhos por não estarem recebendo honorários de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por convênios. Ao todo, são 25 profissionais.
A direção da unidade informou que a contratação de um anestesista ainda está em andamento, afetando ainda o atendimento do centro cirúrgico do hospital. Entretanto, o jurídico do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) informou que a contratação do anestesista já foi encaminhada e deve ser finalizada ainda nesta quinta.
As cirurgias e os atendimentos eletivos foram paralisados em 1º de dezembro. Já a emergência estava fechada desde 15 de dezembro.
Pagamentos
Conforme o Simesc, os profissionais receberam garantias de pagamento da dívida de R$ 1,2 milhão.
Ainda segundo o Simesc, o Governo do Estado vai depositar R$ 400 mil na conta da Secretaria Municipal de Saúde. A outra parte será paga pelo município em um acordo extrajudicial.
Conforme a direção do hospital à NSC TV, o pagamento ainda não havia sido feito nesta manhã.
Fonte: G1
Foto: NSC TV/Reprodução