A Federação Médica Brasileira (FMB), entidade que congrega sindicatos de médicos de todas as regiões do Brasil, lamenta a reportagem exibida no programa Fantástico do dia 7 de janeiro de 2018 em que dois médicos supostamente driblam o sistema de ponto do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), na cidade de Sorocaba, São Paulo, e apoia o Sindicato dos Médicos de Sorocaba (Simesul), cuja manifestação reproduzimos:
Nota do Simesul sobre reportagem exibida pelo Fantástico em 7/01/2017
O Sindicato dos Médicos de Sorocaba (Simesul) lamenta os episódios pontuais apresentados em reportagem pelo Fantástico, da Rede Globo, em 7 de janeiro de 2018.
Caso sejam confirmados os ilícitos apontados pelo programa, os dois médicos e o odontólogo que saíram das dependências do CHS durante o plantão devem ser punidos.
Porém, destacamos que a eles deve ser assegurado o direito de defender-se perante seus conselhos de classe e – se assim considerarem apropriado – explicarem-se diante da opinião pública, sem pressões, invasão de privacidade ou situações vexatórias.
O Simesul não defende nem compactua com práticas ilegais, como as apresentadas na reportagem. Por outro lado, não há como não estranhar que a matéria, que macula a reputação de duas categorias muito respeitadas, causa uma densa névoa em situações muito mais preocupantes e graves que atingem a saúde da população. Exemplo disso é a caótica gestão do CHS, com a falta de medicamentos, de insumos cirúrgicos e de mão de obra assistencial. Tais deficiências são do conhecimento da administração do órgão e de seu responsável – no caso, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
O Simesul reconhece que os fatos exibidos na reportagem causam tristeza e indignação, mas acredita na maturidade da sociedade em não generalizar. Afinal, a absoluta maioria dos médicos é formada por profissionais que cumprem rigorosa e exemplarmente suas obrigações. Não é raro constatarmos que quase todos abdicam das horas nas quais teriam direito ao descanso e convívio familiar e social em favor da população e dos seus pacientes.
Eduardo Luis Cruells Vieira
Presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba