A Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, participou, no dia 18 de janeiro, em São Paulo, de reunião para planejamento e organização do Movimento Basta, com mais de 50 dirigentes, representantes de entidades sindicais, do setor público e privado, e outras entidades da sociedade civil organizada. Na ocasião, também foi debatida a construção de uma agenda prioritária para 2018. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Fiscais de Renda do Estado de São Paulo – Afresp.
Foram mais de sete horas de reunião que consolidaram mecanismos de participação do cidadão na vida democrática, para defender candidaturas ao Congresso Nacional que sejam comprometidas com as pautas de interesse de servidores públicos e trabalhadores em geral, tendo em vista o ano eleitoral que renovará as duas Casas do Congresso. O “Movimento Basta” é uma resposta para que a conjuntura política nacional não perdure, tendo em vista que neste ano o país passará por processo eleitoral. Em outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes para os cargos de Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais/Distrital, para gestão nos próximos quatro anos.
O presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, afirma que o momento é de profunda conscientização social sobre a importância do voto neste ano eleitoral, como ferramenta de transformação do país. “O Brasil presenciou nos últimos quase dois anos de gestão Temer, um governo que esteve de costas aos interesses da sociedade, com votação maciça de projetos que promovem a desproteção e o retrocesso social. Pesquisas recentes revelam também que apenas 3% da população aprovam o atual governo. É preciso votar para mudar os rumos do nosso país. Nesta toada, a CNPL pretende lançar em março a campanha ‘Voto Consciente – votar para mudar’ para fortalecer os direitos políticos da população e incentivar a participação popular no processo eleitoral deste ano”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate), Antônio Carlos Fernandes Jr, o debate central do Movimento Basta é pauta vital da sociedade para enfrentar as eleições gerais em outubro, com nova percepção acerca do curso do país. “Estamos diante de um marco histórico para o Brasil, pois as eleições podem não somente dar autonomia para os gestores nos próximos quatro anos, mas também representa um divisor de águas para conduzir as pautas nacionais em longo prazo. Basta! Queremos um país mais justo, eficiente e eficaz”, acrescentou.
O grupo de trabalho surgiu no dia 06 de outubro do ano passado, em reunião na sede da CNPL, para lutar contra a corrupção e a desigualdade no Brasil. A proposta é unificar, em caráter suprapartidário e solidário, a luta dos movimentos já existentes em prol de um consenso comum: a proteção social. Entre as premissas básicas, o movimento pretende encampar a luta contra o fim do fórum privilegiado e a reforma previdenciária, bem como em defesa do princípio da confiança do direito constitucional.
Fonte: CNPL