O governo de Santa Catarina disse nesta quarta-feira (20) que a gestão do Hospital Regional de Araranguá, no Sul do estado, terá mudanças até o fim de semana. A administração da unidade, atualmente com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), deve passar para o Instituto Ideas, que já gerencia o Hospital Materno Infantil de Criciúma, também no Sul.
Os trabalhadores do Hospital de Araraguá estão em greve desde o dia 9 de novembro, para pedir o pagamento dos salários de novembro. Na unidade, estão sendo atendidos somente os pacientes já internados e casos de urgência e emergência. O sindicato que representa os funcionários disse que eles só vão voltar a atender normalmente depois que forem pagos.
O contrato é emergencial, ou seja, sem licitação, e válido por seis meses. A Secretaria de Estado da Saúde disse em nota que as informações sobre o contrato da pasta com a Organização Social serão publicadas no Diário Oficial desta quinta (21).
O superintendente da SPDM, Mário Monteiro, disse que a Associação está “tomando as medidas judiciais cabíveis” para que haja uma transição entre as gestoras. “Nós queremos sair também, mas não vamos sair por má gestão e sem uma coisa planejada (…) “Nos estrangularam financeiramente até o ponto de não conseguirmos tocar o hospital”, declarou o superintendente.
Fonte: G1
Foto: Reprodução/ RBS TV