Equipamentos que serviriam para consultas oftalmológicas e odontológicas pelo programa federal Saúde na Escola, estão abandonados, sem uso e se deteriorando dentro de contêineres no campus da Universidade Federal da Paraíba de João Pessoa.
Os consultórios móveis foram usados por apenas quatro meses no ano de 2015.
O abandono chamou a atenção do Conselho Regional de Medicina.
– Conversamos com o diretor do hospital. Ele disse que o contrato com a empresa que fazia o transporte dos contêineres foi recendido, e os equipamentos seriam devolvidos. Mas, eles estão abandonados e não tem ninguém que faça a vigilância. São equipamentos de ponta, que sequer o HU tem. Toda a comunidade é quem perde com essa falta de organização – disse o conselheiro do CRM/PB, Eurípedes Mendonça.
Em resposta, a Ebserh, empresa que administra o Hospital Universitário de João Pessoa, disse que enfrentou dificuldades na operacionalização dos contêineres em área afastadas. Estas dificuldades seriam a falta de suporte de energia, e de infraestrutura para receber os equipamentos, por isso ficaram apenas dentro da Universidade.
Sobre a falta de uso, a Ebserh disse ainda que tem mantido conversas constates com os órgãos envolvidos para encontrar uma solução para o caso.
*Com informações da TV Cabo Branco
Fonte: Paraíba Online
Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco