Na noite do dia 23 de novembro, quinta-feira, os representantes de entidades médicas de Pernambuco e em nível nacional (AMB) marcaram presença na posse festiva da nova diretoria da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), para o triênio 2017/2020, e na abertura do 43º Congresso Médico Estadual de Pernambuco e do 1º Congresso Pernambucano do Médico Residente. A solenidade ocorreu na sede da AMPE, bairro da Boa Vista/Recife.
Compuseram a mesa: o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, do Cremepe, André Dubeux, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira, a presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão, o presidente da Associação dos Médicos Residentes (APMR), Everton Abreu, além dos representantes da Federação das Cooperativas de Especialidades Médicas, Sirleide Lira, e da Academia Pernambucana de Medicina, Gentil Porto.
Inicialmente, o médico Gentil Porto, presidiu a sessão solene, com o ato de posse dos novos diretores da AMPE para o triênio 2017/2020, destacando a história da entidade, sempre pautada nos mais elevados preceitos da ética e da ciência.
Em seu discurso de posse, a presidente reeleita, Helena Maria Carneiro Leão, aproveitou a ocasião para prestar homenagem à família, os amigos e colegas que contribuíram ao longo do seu mandato. Frisou a importância da união das entidades médicas em Pernambuco, além do apoio das sociedades de especialidades e da Unimed Recife. Ela ressaltou, também, os valores de justiça, ética, gratidão e respeito como fundamentais perante a sociedade.
O presidente Tadeu Calheiros disse ao Portal do Simepe que o conclave é de suma importância no contexto da Medicina, pois abordará áreas temáticas de ética frente a novas tecnologias, além de questões sobre atualização científica em diversas especialidades médicas. Segundo ele, é fundamental aprimorar experiências, trocar conhecimentos e, sobretudo, fortalecer a união das entidades médicas de Pernambuco.
Na sequencia do 43º Congresso Médico Estadual de Pernambuco e do 1º Congresso Pernambucano do Médico Residente, a médica Carmita Abdo, realizou uma conferência sobre Disforia de gênero. No final das atividades, foi oferecido um coquetel aos presentes.
Fonte: SIMEPE