O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, participou do 51º Congresso Nacional dos Médicos Residentes realizado dos dias 17 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento promovido pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) debateu assuntos envolvendo a residência médica como carreira, previdência e os novos rumos da atividade.
“Os médicos residentes e a ANMR sempre terão o apoio do movimento sindical. A qualidade na formação de especialistas é bandeira comum entre nossas entidades. Além disso, a ANMR e as associações estaduais são um celeiro de lideranças médicas”, afirma o presidente.
Nova diretoria
No evento foi eleita a nova diretoria da ANMR. A presidência será comandada por Juracy Barbosa, goiano, 34 anos, formado no ano de 2014 em Brasília, pela Faculdade de Medicina do Planalto Central e atualmente médico residente do 3º ano em ortopedia e traumatologia pelo Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília, cidade que reside desde 2009.
Juracy Barbosa tem história no associativismo médico brasileiro. Durante sua graduação, no ano de 2010, foi idealizador e fundador da Associação dos Estudantes de Medicina do Distrito Federal (AEMED – DF), entidade que, por meio da inteiração com outros estudantes médicos brasileiros, culminou com a fundação da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED – BR) no ano de 2012, na cidade de Belo Horizonte. Além disso, consta em sua história participação efetiva juntos às entidades médicas do Brasil, em diferentes pautas e projetos. Na ANMR foi diretor adjunto no ano de 2016 e na gestão 2017 exerce o cargo de secretário geral da instituição.
Juracy, que assumirá em 2 de janeiro de 2018, considera que a ANMR teve importantes vitórias nas últimas gestões e que os novos desafios renovaram a disposição de toda a diretoria eleita para enfrentá- los com firmeza. Neste cenário já adianta os principais objetivos da gestão 2018, no intuito de garantir a formação padrão ouro dos médicos especialistas do Brasil:
• Melhoria das condições de trabalho e de aprendizado dentro dos hospitais de ensino.
• Defesa intransigente quanto ao cumprimento da legislação vigente que rege a residência médica no Brasil.
• Reajuste no valor da bolsa.
• Luta contra o assédio moral e profissional, ainda existentes em muitos serviços e promoção de ajuda e suporte adequados aos médicos residentes vítimas de abusos.
• Atuação junto às entidades médicas e à CNRM na luta e na defesa de quaisquer assuntos de interesse dos médicos residentes do Brasil.
Diretoria eleita para gestão 2018:
Presidente – Juracy Barbosa (DF)
Vice presidente – Douglas Muniz Barbosa (SC)
Secretário Geral – Francisco de Assis Coelho (RJ)
1º Secretário – Euler Nicolau Sauaia Filho (CE)
1º Tesoureiro – Guilherme Andrade Peixoto (SP)
2º Tesoureiro – Mario Melo Jr (PE)
Diretora de Comunicação – Pauline Elias Josende (RS)