A Federação Médica Brasileira (FMB) participou da Assembleia Ordinária da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel) realizada em Lima, Peru, dos dias 2 a 4 de novembro, em conjunto com o 1º Congresso Médico Iberomericano.
Na assembleia, o presidente Jeancarlo Fernandes Cavalcante fez um balanço de seu um ano de mandato destacando os esforços para reintegrar países afastados da entidade e a recuperação financeira, sob o comando de Secretário de Finanças substituto, Jorge Coronel (Argentina).
A Assembleia aprovou dois documentos: a declaração sobre gestação por substituição e a declaração sobre o aborto. (Leia mais AQUI). Por proposta da delegação da Colômbia está em debate um manifesto sobre as consequências do neoliberalismo na saúde, tendo sido discutida as linhas gerais do documento e escolhida uma comissão responsável pela elaboração do texto final.
Equador e Bolívia comunicaram graves violações do direito dos médicos e ameaças por parte dos governos daqueles países e solicitaram apoio da Confemel na defesa das prerrogativas profissionais da categoria médica.
A Espanha informou que vai apresentar Projeto de Acreditação para os países da América Latina e proposta para que a Confemel trabalhe para que a Unesco reconheça a relação médico paciente como patrimônio imaterial da humanidade.
A presidência da Confemel foi assumida por Florentino Cardoso, ex-presidente da AMB. (Leia mais AQUI)
Congresso
No 1º Congresso Médico Iberomericano destaque para a mesa que tratou das condições de trabalho médico no Uruguai, Espanha, Colômbia, Brasil, Nicarágua, Equador e Bolívia. Na América Latina a baixa remuneração (exceto Uruguai), péssimas condições de trabalho e falta de segurança são situações comuns.
“A Confemel vem se firmando como importante espaço de troca de informações que nos permitem reconhecer padrões internacionais na ameaça ao bom exercício da medicina. Precisamos avançar em estratégias de defesa antecipando-nos a movimentos dos governos, como foi o caso dos cubanos do Mais Médicos”, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.
Agenda
A próxima atividade da Confemel será a realização do Fórum Iberomericano de Entidades Médicas em Toledo, Espanha, em maio de 2018. Também foram aprovados os locais das próximas assembleias e Fórum Iberoamericano das Entidades Médicas (FIEM): Assembleia Ordinária 2018 na Bolívia em novembro; Assembleia Extraordinária e FIEM 2019, em maio, no México e Assembleia Extraordinária de 2019, em novembro, em Salta, Argentina.
A FMB esteve representada pelo presidente, Waldir Araújo Cardoso, a vice-presidente Janice Painkow e a conselheira fiscal suplente, Nara Neli Torres.