Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi filmada, na quarta-feira (25), ao empurrar uma ambulância em Curitiba. As imagens, que viralizaram nas redes sociais, foram feitas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do bairro Tatuquara e causaram a indignação de vários internautas. Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que o veículo já estava com manutenção agendada para a manhã e outra ambulância estava disponível se necessário.
A ambulância do Samu que aparece nas imagens é uma chamada de Alfa 07, utilizada para suporte avançado no atendimento de pacientes.
Curitiba tem enfrentado problemas com ambulâncias há alguns meses. Em agosto, por exemplo, socorristas já denunciavam condições precárias nos veículos. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que quando a nova gestão assumiu, em janeiro, encontrou uma frota bastante antiga, sucateada e com quilometragem alta e que já havia atualizado seis ambulâncias.
Especificamente sobre a do vídeo, a Prefeitura de Curitiba informou que a ambulância que aparece no vídeo não estava saindo para atendimento porque ela estava parada para manutenção já agendada pra manhã desta quarta-feira. “Tinha outra ambulância disponível caso fosse necessário. Quando há qualquer intercorrência, os profissionais devem acionar o supervisor, que envia o serviço de manutenção. Já notificamos a empresa responsável pelos condutores e pela manutenção, para verificar porque esse veículo que estava parado e com manutenção agendada foi usado numa gravação. Foi aberto processo administrativo para apurar o uso inadequado do veículo. Há apenas três ambulâncias em manutenção na cidade, inclusive a do vídeo”, disse em nota.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte: News Rondônia
Foto: Franklin de Freitas/ Bem Paraná