O Instituto de Prevenção de Campinas (SP) do Hospital do Câncer de Barretos, que recebeu o nome de Hospital de Amor na inauguração, está funcionando com 66% de sua capacidade. De acordo com a unidade de saúde, atualmente 30 colaboradores estão na ativa e o espaço pode realizar até 200 exames/dia.
“Há previsão de até 300 atendimentos/dia quando estivermos funcionando com 100% da nossa capacidade”, destaca o Hospital do Câncer de Barretos.
Um grupo de funcionários que irá trabalhar na unidade segue em treinamento em Barretos (SP). Uma das expectativas com o funcionamento do Hospital do Amor é a diminuição das filas de atendimento para casos de suspeita de câncer nas unidades públicas de saúde.
Durante a entrega do equipamento, em julho, o presidente do Hospital do Câncer, Henrique Prata, destacou que o instituto poderá atender 300 mulheres por dia para a realização de exames de mama e colo de útero, além de pequenas cirurgias para o tratamento dessas doenças. Posteriormente, atenderá casos de câncer de pele e de boca.
Como funciona
A unidade de Campinas fica na Avenida das Amoreiras, próximo ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e recebe pacientes encaminhadas por médicos da rede pública.
De acordo com o Hospital do Câncer, as duas unidades móveis estão ativas e percorrerão os bairros de Campinas realizando exames preventivos. Caso algo seja detectado, a paciente é encaminhada para a unidade para mais exames e, se necessário, cirurgias de baixa complexidade.
Verbas
O Hospital do Amor informou que o convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o acerto para repasses de verba da Prefeitura estão dentro dos prazos estimados e acordados.
A Prefeitura de Campinas destacou que irá aportar R$ 500 mil por mês no Instituto a partir de janeiro de 2018, que atuará, junto com o Hospital de Câncer de Barretos, na gestão do cuidado de mulheres para mamografia, papanicolau e outros procedimentos na unidade médica.
Show
Os cantores Chitãozinho e Xororó fizeram um show nesta quarta-feira (30) no Via Appia, em Campinas, com recursos destinados para a unidade de saúde. Eles foram os primeiros artistas a apoiarem há 30 anos o Hospital do Câncer de Barretos fazendo shows e campanhas para arrecadação de recursos.