A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC) e o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) realizam neste sábado (5/8), a partir das 8h, em Florianópolis, mais uma ação social conjunta. O público-alvo desta vez são ex-obesos com grande flacidez de pele resultante de gastroplastia, também chamada cirurgia bariátrica.
Um homem e sete mulheres de diferentes regiões do Estado, selecionados entre os que fizeram a redução de estômago no próprio HU/UFSC, serão operados de graça por 18 cirurgiões – divididos igualmente entre voluntários da SBCP-SC e médicos residentes. A equipe inteira, somando-se ainda anestesistas, enfermeiros e técnicos, passa de 30 profissionais.
Tais cirurgias, consideradas de grande porte por serem longas e trabalhosas, beneficiam pessoas que perderam acima de 30 quilos de forma muito rápida e, como consequência, herdaram importante sobra de tecido, principalmente do abdômen, mamas, braços e coxas. Em regra, é um realizado um procedimento por região do corpo de cada vez. A recuperação leva em média dois meses, período em que os pacientes terão acompanhamento médico.
A duas entidades executaram iniciativas semelhantes em anos anteriores para reconstruir seios parcial ou totalmente perdidos devido ao câncer ou a acidentes e também para minimizar sequelas de vítimas de violência doméstica e estupro. “São cirurgias feitas rotineiramente no HU, mas a ação social consegue mobilizar um maior número de cirurgiões da SBCP-SC, que vêm operar gratuitamente”, explica Zulmar Accioli, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, setor que coordena o projeto.
Fonte: SBCP-SC