Médicos, entidades e demais categorias da saúde do Acre se reuniram na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto, para participar da manifestação nacional ‘Fora Barros’, que pede a saída do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O protesto aconteceu em frente ao Pronto Socorro da cidade de Rio Branco.
Além da saída do Ministro, a manifestação pedia mais segurança nos locais de trabalho. Em menos de um mês, três vigilantes foram baleados no Estado.
O último foi no dia 26 de julho. O segurança José Francisco Constantino da Costa, de 36 anos, foi morto com três tiros, na Maternidade de Cruzeiro do Sul. No dia 14 de julho, o vigilante e agente socioeducativo Acivaldo Nunes Maia, que fazia a segurança do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, foi baleado dentro da unidade. Também na cidade de Rio Branco, Anderson Ribeiro da Silva, foi atingido enquanto trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo, no dia 22 de julho.
O protesto começou por volta das 8h30 e encerrou próximo ao meio-dia. No fim do movimento, os sindicalistas visitaram a enfermaria do PS para falar com os pacientes e divulgar a mobilização.
A categoria volta a se reunir para manifestar na próxima quarta-feira, 9 de agosto.
Com informações do Sindmed-AC e G1 / Foto: Sindmed