O Hospital das Clínicas de Botucatu, em São Paulo, completa neste mês 50 anos de atendimento. Para comemorar a data, a entidade preparou uma programação que inclui exposição de fotos e mesa redonda sobre a história do hospital e criação de uma cápsula do tempo para ser aberta daqui a 50 anos.
A agenda de aniversário do HC foi aberta no dia 1, com o lançamento da exposição de fotos “Hospital das Clínicas – Há 50 anos fazendo história”, que pode ser vista até 23 de julho no Shopping Botucatu. Nesta semana, além da celebração de um culto ecumênico, foi lançado um vídeo institucional sobre o hospital.
na quinta, 6, foi inaugurada a galeria de superintendentes do hospital e, às 10h30, uma cápsula do tempo foi fixada na parede da superintendência do HC. “Essa cápsula vai ser aberta daqui a 50 anos“, explica a assessoria.
No interior da cápsula, serão guardados trechos de depoimentos de alguns dos professores e médicos pioneiros que ajudaram a construir a história do hospital. Na sexta-feira, haverá uma sessão solene no salão nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu, seguida de um coquetel da Associação dos Docentes.
REFERÊNCIA
O HC de Botucatu é considerado referência em serviços e atendimentos de média e alta complexidade. Após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1989, ele associou-se à Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp para fins de ensino, pesquisa e extensão e passou a ser Hospital Universitário.
Em 2010, o HC transformou-se em autarquia do Estado. Hoje, seu complexo possui 500 leitos, sendo 50 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimentos de adultos e crianças. O hospital atende atualmente uma população de quase dois milhões de pessoas de 68 municípios da região.