Florianópolis sedia em setembro a 34ª edição do Congresso Brasileiro de Reumatologia, e uma das atividades programadas é o curso de Educação em Saúde para Pessoas com Doenças Reumáticas. Serão ofertadas 500 vagas gratuitas. As inscrições estão abertas e podem participar pacientes com doenças reumáticas, familiares, cuidadores e profissionais da saúde.
O objetivo é oferecer conhecimento sobre as doenças e formas práticas de promover maior qualidade de vida aos pacientes. Um grupo de profissionais ligados à Sociedade Brasileira de Reumatologia será o responsável por repassar os conhecimentos.
“Quando o paciente tem conhecimento sobre a doença ele consegue conviver melhor tanto fisicamente como emocionalmente e por isso percebemos a importância de trazer este curso para o Congresso na capital catarinense. Estender esse conhecimento para os familiares e cuidadores também é fundamental”, declara o presidente do Congresso, o médico reumatologista Ivânio Pereira.
As mais de 120 doenças reumáticas catalogadas afetam 10% da população brasileira, com manifestações em pessoas de qualquer idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as mais frequentes são osteoartrite, artrite reumatoide, osteoporose, fibromialgia, gota e lúpus. Para se ter uma ideia a artrite reumatoide, doença que provoca inflamação nas juntas, atinge 1% da população, a osteoporose, mundialmente, acomete 1 em cada 3 mulheres e a fibromialgia atinge 3% da população.
A inscrição pode ser feita pelo e-mail curso.paciente@sbr2017.com.br ou pelo
telefone (48) 3322-1021.