As diretorias do Sindicato dos Médicos (Simepe) e do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) de Pernambuco receberam na quarta-feira, 5 de julho, o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso. O encontro faz parte da estratégia da FMB de estar próxima a seus sindicatos de base bem como, aproximar-se cada vez mais das entidades que contribuem para o fortalecimento da medicina no país.
A FMB tem atualmente com 16 sindicatos filiados em todas as regiões do Brasil e o presidente da entidade apresentou as propostas e bandeiras de luta que passam por políticas públicas de saúde, representatividade do movimento médico em nível nacional, abertura de escolas médicas, precarização do mercado de trabalho, entre outros temas.
“Viemos beber da experiência da política sindical do Simepe e do Cremepe que fazem um trabalho conjunto em defesa do médico. O exemplo que levamos de Pernambuco queremos expandir para todo o país”, pontuou.
O presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, destacou a presença de Waldir Cardoso em Pernambuco. “É de extrema importância. Somos uma entidades das co-fundadoras da FMB, a vinda do presidente Waldir Cardoso, além de nos trazer o panorama da conjuntura nacional das questões da saúde, da medicina em geral, dá muita força às nossas ações. Sua bagagem nacional contribui para as pautas no âmbito local. No momento temos questões e demandas dos médicos das prefeituras do Recife, Petrolina, Caruaru, Abreu e Lima. Várias situações em que precisamos está discutindo com os gestores para corrigir precariedades de estruturas fisicas, insumos, além de irregularidades trabalhistas e falta de pagamentos de salários aos profissionais médicos”, frisou Calheiros.
O presidente do Cremepe, André Dubeux, disse que a entidade ficou lisonjeada em receber o presidente da FMB juntamente com a diretoria do Simepe. “Essa alegria baseia-se em dois pontos, primeiro a Federação ter conseguido a carta de credenciamento como entidade e
o Sindicato dos Médicos estando inserido neste contexto. Reconhecemos a Federação como uma representação legítima e esperamos que seja um logrado de êxito em todas as suas ações”, salientou.
Na quinta e sexta-feira, o presidente da FMB estará reunido com representantes de entidades médicas da Paraíba e Alagoas.
Fonte: Chico Carlos / Simepe