O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso manteve nesta quinta-feira (06/07) mais um dia de agenda de visitas na região Nordeste. Os encontros foram em João Pessoa, na Paraíba, com reuniões no Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) e no Sindicato dos Médicos (Simed-PB).
Com o procurador geral do MPT-PB, Paulo Germano da Costa de Arruda, a pauta foi sobre a contratação de médicos de acordo com a legislação, para que os profissionais tenham acesso aos benefícios trabalhistas e também os vários vínculos dos médicos, o que gera grande desgaste físico e emocional.
O presidente da FMB apresentou a entidade e o compromisso na busca pelo trabalho médico de qualidade, que inclui melhores condições de trabalho e remuneração. “Estamos consolidando uma parceria institucional com o MPT a partir de nossa reunião com a procuradoria nacional. Fomos muito bem recebidos pelo procurador geral da Paraíba. Nossas preocupações com vínculo e condições de trabalho para os médicos são as mesmas”, destaca Waldir Cardoso.
O procurador pontuou que o médico precisa de uma carreira de Estado e afirmou que os sindicatos de médicos e a FMB têm grande importância na garantia de saúde de qualidade à população quando bem inseridos no contexto trabalhista.
“Pedimos que o MPT fiscalize com mais frequência a atividade médica. Será fácil identificar profissionais atuando com contratos precários, sem qualquer tipo de vínculo reconhecido”, afirma o presidente do Simed-PB, Adriano Sérgio Freire Meira.
Participaram também do encontro a secretária geral da FMB, Malu Davi, a diretora de Saúde Suplementar da Federação, Silvana Soraya, o secretário geral do Sindicato, Tarcísio Campos e o administrador do Simed-PB, Renato Ribeiro.
No Sindicato
O presidente da FMB também cumpriu agenda com os dirigentes do Simed-PB, quando foi apresentado às atividades e ações realizadas pela entidade. “O Sindicato dos Médicos da Paraíba é uma referência do sindicalismo médico no Nordeste e nossa visita foi importante para consolidar nossa articulação na região”, conclui Waldir.
Na sexta-feira (07/07) o presidente da Federação tem agenda com representantes médicos de Alagoas.
Apoio: Renato Ribeiro / Simed-PB