Tocantins registrou duas mortes por chikungunya e três por dengue no primeiro quadrimestre deste ano. As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a enfermeira da Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arbovirozes do estado, Gisele Luz, dos cinco pacientes que morreram, quatro eram homens e uma era mulher. Nenhuma morte por zika foi registrada.
As mortes provocadas pela chikungunya foram registradas em Paraíso do Tocantins e em Carrasco Bonito. As vítimas foram um idoso de 79 anos e um homem de 55 anos, respectivamente.
O secretarário de Saúde de Carrasco Bonito, Inácio Alves da Conceição, disse que a morte ocorreu em fevereiro deste ano. “Primeiro ele foi levado para o hospital de Augustinópolis. Depois, o estado de saúde dele piorou, e ele foi encaminhado para Araguaína. Lá, os médicos suspeitaram e nós solicitamos o exame. Antes do resultado, que foi dado em maio, ele morreu“, contou.
Conceição disse que após a confirmação do caso, o município tomou providências. “Fizemos borrifações, mutirão juntamente com escolas do município e entrega de panfletos. Estamos trabalhando para alertar a população sobre os cuidados“.
Em relação às mortes provocadas pela dengue, a enfermeira Gisele disse que as vítimas são uma mulher, que morreu em Dois Irmãos, um homem em Colinas do Tocantins e outro homem em Divinópolis. Os nomes e as idades não foram divulgados.
Ela disse que os exames para detectar as doenças são feitos no Tocantins. “As secretarias municipais nos comunicam em até 24 horas após as mortes. Nós repassamos ao Ministério da Saúde para que sejam adotadas medidas de combate ao vetor. O número de pessoas suscetíveis às doenças no estado é relativamente alto e por isso nós estamos alertas o ano todo“.
Chikungunya
Só este ano, foram confirmados 1.443 casos da doença em todo o estado. A doença avançou em comparação com o ano passado, quando foram 348 casos. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). As cidades onde foram confirmados os maiores números este ano são:
- Araguaína – 431
- Palmas – 243
- Araguatins – 162
Em Paraíso do Tocantins, foram oito casos confirmados e em Carrasco Bonito, 16.
Conforme a Sesau, este ano foram feitas 5.274 notificações em todo o estado. Este número refere-se àqueles casos que ainda não foram confirmados. Há também 3.266 prováveis casos de chikungunya no Tocantins.
Dengue
O Tocantins já tem 2.798 casos confirmados de dengue. No ano passado foram 6.039. As cidades onde se concentram os maiores números são:
- Araguaína – 1.170
- Palmas – 762
- Gurupi – 99
Os casos que foram notificados são ainda maiores e chegam a 12.427. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o Tocantins tem ainda 5.905 prováveis casos da doença.