A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Macapá deverá começar a atender em até 60 dias, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O prazo é necessário para instalação da organização social escolhida para administrar o local e realizar a contratação de profissionais.
A UPA, localizada no bairro Jardim Marco Zero, é a primeira unidade do estado a ser gerenciada em parceria público-privada. Após processo licitatório foi homologada na sexta-feira, 21 de julho, a contratação do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH).
Com a assinatura do contrato, a organização vai realizar a contratação de funcionários e compra de equipamentos. Segundo a Sesa, a chamada de profissionais de saúde será feita pelo IBGH através de edital, previsto para ser lançado no início de agosto.
Não foi informado até o momento a quantidade de vagas previstas, mas foi pré-definido que a contratação será em três fases: análise curricular, entrevista e teste operacional. A chamada será prioritariamente de mão de obra local, entre enfermeiros, técnicos e médicos especialistas.
Além da UPA da Zona Sul, ainda em 2017, também devem receber esse tipo de administração a UPA Zona Norte de Macapá, a nova maternidade da capital e a UPA de Laranjal do Jari.
UPA Zona Sul
A unidade de saúde foi criada como opção para desafogar os atendimentos no Hospital de Emergências (HE) da capital.
Ela fica localizada na Avenida Ivaldo Veras, próxima ao sambódromo e ao estádio Zerão. A capacidade de atendimento será de 4,5 mil pessoas por mês durante 24 horas.
A construção da UPA da Zona Sul iniciou em 2014, no valor de R$ 3.689.099,67, com recursos do Proamapá Saúde e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).