Casos de violência na Zona Sul de Porto Alegre levaram a prefeitura a determinar que a unidade de Saúde da Vila dos Sargentos, no bairro Serraria, não abra nesta segunda-feira, 26 de junho). Moradores da região foram orientados a buscar atendimento nos postos dos bairros Guarujá e Ipanema.
Como o local não funciona aos finais de semana, não abriu neste domingo, 25. Também nesta segunda, a situação será avaliada em reunião entre representantes da Secretaria da Saúde e de órgãos de segurança.
A decisão foi tomada após um cadáver esquartejado ter sido encontrado na Rua Carlos Artur de Freitas, a cerca de 500m da unidade de saúde, no final da manhã deste domingo, após denúncias de moradores. Segundo a Brigada Militar, o corpo foi dividido em 14 partes, e a vítima não foi identificada.
O secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, ressalta que a segurança da equipe de saúde é a prioridade. Segundo ele, a unidade é pequena, fica no centro da comunidade e não tem nenhuma saída fora a porta da frente.
“Não é um lugar em que seja difícil ficar encurralado pela violência“, comenta, devido às características da estreita rua em que a unidade é localizada.