Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e médicos da rede voltaram a se reunir com a gestão municipal de Olinda na quarta-feira, 21 de junho, na sede da Secretaria de Administração da cidade. Em debate estavam as questões referentes à pauta de reivindicações da categoria, principalmente no tocante às discussões sobre a recomposição salarial da categoria, que segue defasada.
Participaram do encontro, além de médicos que atendem à rede municipal, o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros; a vice Claudia Beatriz; o novo secretário executivo de Administração de Olinda, Ricardo Meireles; e a diretora geral de Recursos Humanos da cidade, Milena Gonzaga. Durante o encontro, a direção da entidade explicou o trabalho que vem sendo feito pela entidade junto à Prefeitura de Olinda e a outras gestões municipais sobre essa reivindicação. Foram apresentados ainda dados que ratificam a defasagem remuneratória dos profissionais, fato que é agravado ainda mais quando há um comparativo com outros municípios próximos.
Ao final das discussões, foi apresentada à gestão municipal uma proposta que contempla as perdas remuneratória de anos da categoria médica, sempre aplicando-a no salário final recebido pelos profissionais e não apenas no vencimento base. Os representantes da prefeitura informaram que farão uma análise da proposta, além de um estudo de impacto desse pedido para, a partir daí, voltar a sentar para deliberar avanços neste quesito salarial.
Ao fim do encontro, o presidente Tadeu Calheiros fez uma avaliação positiva do encontro. “Conseguimos avançar um pouco mais nas discussões e agora apresentamos uma proposta plurianual para a recomposição salarial dos médicos, que se encontram com salário defasados há anos. Esperamos progredir e chegar logo a coeficiente que corrija as distorções encontradas em Olinda”, destacou.
Por fim, ficou estabelecido que as partes voltam a discutir o pleito no dia 25 de julho, novamente na Secretaria de Administração. A reunião será realizada dois dias antes da grande AGE com os médicos da cidade, no dia 27 de maio, na sede do Sindicato.