Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, parou de atender pelo MT Saúde, plano de saúde dos servidores públicos de Mato Grosso por atrasos nos repasses financeiros por parte do governo do estado. O comunicado foi feito pela unidade na quinta-feira, 29 de junho. Em nota, a instituição informou que o atendimento seria suspenso por tempo indeterminado a partir de 0h de sexta-feira, 30.
O governo informou que tem se esforçado para manter os compromissos financeiros em dia.
Desta forma, o Governo do Estado ressalta o compromisso com os hospitais e clínicas médicas credenciadas ao Mato Grosso Saúde e destaca o empenho da gestão em fazer a quitação dos débitos em atraso para a continuidade dos atendimentos.
“O plano de saúde vem fazendo o repasse mensal de forma inconstante e há um atraso real de quase 90 dias do repasse do mês de março último, o que inviabiliza a oferta de atendimento. A interrupção dos serviços acontece em decorrência do acúmulo de atraso nos repasses financeiros à unidade hospitalar“, diz a nota.
No entanto, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. Segundo o hospital, a suspensão foi informada à operadora nessa quinta-feira.
A nota diz ainda que o atendimento pelo MT Saúde também foi suspenso nos consultórios médicos. Ou seja, são mais de 170 médicos associados que deixaram de atender pelo MT Saúde. A cooperativa dos médicos está tentando receber os repasses do mês de março.
Outros hospitais particulares de Cuiabá já deixaram de atender pelo plano há algum tempo. No Hospital São Matheus, por exemplo, o atendimento foi suspenso no pronto-atendimento, mas alguns médicos que atendem nos consultórios da unidade continuam a prestar atendimento pelo MT Saúde. Na Femina nem no pronto-atendimento, nem no consultório, o atendimento está sendo oferecido pelo plano.
Essa não é a primeira vez que o Hospital Santa Rosa suspende o atendimento pelo MT Saúde. No ano passado, também houve a suspensão por falta de repasse.
Já o Hospital Jardim Cuiabá continua atendendo pelo MT Saúde.
“Diante das dificuldades de caixa enfrentadas nos últimos meses, o governo, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), trabalha em um grande plano para a quitação de débitos com a finalidade de garantir a permanência de todos os atendimentos“, alegou o governo.