O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida) foi a pauta de reunião de dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) com o deputado federal, Hiran Gonçalves (PP/RR), que é o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
De acordo com o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso, a discussão do Projeto de Lei (PL 4067/2015), que institui o Revalida é importante para garantir atendimento de qualidade à população. “O projeto está na CSSF e o deputado Hiran, por ser médico, sabe da importância da revalidação de diplomas para estrangeiros e brasileiros formados no exterior como forma de garantir saúde pública de qualidade aos brasileiros”, comenta.
Após passar na CSSF, o PL tramita na Comissão de Educação (CE) e em seguida, para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Com a lei, teremos solucionado um grave problema do programa Mais Médicos, que é a contratação de estrangeiros sem qualquer tipo de avaliação sobre suas competências profissionais. Pudemos externar essa nossa angústia ao deputado Hiran, que é do mesmo partido do ministro da Saúde, Ricardo Barros”, finalizou Waldir.
O secretário de Assuntos Jurídicos da FMB, Casemiro dos Reis Júnior também participou do encontro.