A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, venda e uso de lotes de medicamentos para combate a calvície, problemas de pele, acne, depressão, epilepsia e dores musculares, de cabeça ou febre. Entre os medicamentos suspensos estão o Tylemax, composto por paracetamol. Veja abaixo detalhes sobre os medicamentos suspensos.
Dor e febre
Segundo a Anvisa, foi determinado o recolhimento do lote 8417A, validade para março de 2018, do Tylemax, solução oral 200 miligramas por mililitro mg/ml, após detecção de irregularidades no processo de fabricação.
Dores musculares
A Anvisa também suspendeu e determinou o recolhimento do lote 0015898 do medicamento similar Dormec (ácido acetilsalicílico) 100 mg, com validade para junho deste ano, após detectar valores de dissolução abaixo da especificação.
O medicamento é indicado para alívio das dores musculares e das articulações e nos distúrbios inflamatórios agudos e crônicos, como artrite reumatóide, osteoartrite e espondilite anquilosante.
Antidepressivo e tratamento de epilepsia
Fabricados pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A, o lote 2444907, validade para agosto de 2018, do medicamentos Amitriptilina, indicado para tratamento de depressão, e o lote 3122900, validade para maio de 2018, do medicamento carbamazepina, para tratamento de epilepsia, foram suspensos após detecção de “mancha escura, parecendo ser mofo” no remédio.
Acne
De acordo com a Anvisa, a distribuição e fabricação do medicamento Acnezil foi proibido após a Central de Atendimento da Anvisa registrar uma denúncia de que o medicamento não estava sendo comercializado em gel, como estava previsto em rótulo.
Problemas de pele
Indicado para renovação da pele, a pomada Epitezan teve a distribuição, comercialização e uso do lote F54064, com validade até 27/07/2018, proibido pela Anvisa após a fabricante do produto, a empresa Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda, detectar partículas pretas e resultados insatisfatórios no lote do produto.
Calvície
Também nesta quarta, a Anvisa proibiu a venda e uso do medicamento Rogaine (Minoxidil) após detectar que o produto não possuía registro sanitário no órgão.
Desentupidor de pias e ralos
Além dos medicamentos, a Anvisa também suspendeu e determinou o recolhimento do lote 7 do saneante Diabo Verde desentupidor de pias e ralos após detectar resultado insatisfatório no ensaio de Avaliação de Embalagem e Rotulagem.
Nota de esclarecimento
A Natulab Laboratórios S.A., responsável pela fabricação e comercialização do produto Tylemax, tomou as medidas necessárias para cumprir a determinação da agência reguladora e afirma que cumpre todos os parâmetros legais nos processos de fabricação de seus produtos.
Fonte: Jornal do Commercio