O que acontece quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspende um medicamento? De quem é a responsabilidade de recolher os produtos? O que o consumidor deve fazer? Listamos as orientações da agência reguladora sobre as responsabilidades e os procedimentos de cada um dos envolvidos no processo.
1- Suspensão: A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial.
2- Retirada do mercado: O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.
3- Como agir: O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações.
4- Onde se informar: Para outras informações, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante. O usuário também pode entrar em contato com a Anvisa, pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo email ouvidoria@anvisa.gov.br. Tambem pode procurar a vigilância sanitária de seu estado ou município.