O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso participou na quarta-feira, 10 de maio, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília, da reunião do Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas).
Os representantes discutiram providências a serem tomadas sobre a não homologação por parte do Ministério da Saúde (MS) nas deliberações do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Sem as devidas homologações as resoluções aprovadas no Conselho não têm valor legal. O pedido tem sido reiterado ao MS desde 2016, mas sem avanços.
O assunto será levado pelo Fentas, que tem a presença de representantes das 14 profissões da área de saúde, na próxima reunião do Conselho Nacional de Saúde. As opções de encaminhamento para acionar o Ministério Público ou a justiça não estão descartadas.
No encontro os dirigentes também deliberaram que na próxima reunião do Fórum, em junho, será debatida a decisão do governo de fechar as farmácias populares e o impacto no acesso da assistência farmacêutica à população.
“O Fentas é um espaço importante de articulação das entidades representativas dos trabalhadores de saúde que tem assento no Conselho Nacional de Saúde. Os médicos não podem estar de fora e a FMB está participando no sentido de contribuir na formulação de políticas de saúde que beneficiem a população brasileira“, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.