Os representantes da Federação Médica Brasileira (FMB), que integram o Núcleo Gestor da entidade, estiveram reunidos na sexta-feira (05/05), na sede da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), em Brasília, para mais uma reunião de encaminhamento das ações da entidade. Waldir Araújo Cardoso (presidente), Janice Painkow (vice-presidente), Maria de Lourdes Carneiro David de Souza (secretária geral) e José Erivalder Guimarães de Oliveira (secretário de finanças) trataram de assuntos administrativos da Federação e relacionados ao cenário político atual para o médico.
Os dirigentes encaminharam a promoção de um debate sobre a sustentabilidade dos sindicatos em face a Reforma Trabalhista com data indicativa de junho. Iniciativa importante em face da possibilidade concreta do fim da obrigatoriedade do pagamento da Contribuição Sindical. O núcleo também discutiu a possibilidade de ingressar com uma ação jurídica contra a decisão do Ministério da Saúde de autorizar a contratação de médicos estrangeiros sem revalida diretamente pelos municípios. A assessora jurídica da FMB, Jacqueline Souza, participou da reunião e prestou os esclarecimentos.
O assessor parlamentar, Napoleão Salles, também esteve presente no encontro e apresentou aos dirigentes ações que tramitam no Congresso Nacional em projetos de interesse dos médicos. Destacou o Projeto de Lei (PL 765/2015), que tramita na Câmara dos Deputados, e trata do Piso Nacional de Salário Médico, atualizando a Lei 3.999. O PL 4067/2015, de autoria do senador Paulo Davim que institui o Revalida obrigatório também foi comentado. A matéria foi aprovada no Senado e tramita na Câmara dos Deputados
O núcleo da FMB confirmou a reunião da executiva que será realizada no Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), nos dias 25 e 26 de maio. A pauta será submetida à diretoria.
“Conquistado o registro definitivo da FMB, é hora de cair em campo e trabalhar na luta em defesa das bandeiras históricas do movimento médico, cumprindo o papel que cabe a uma entidade sindical médica nacional“, declara o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.