Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, não realiza exames e cirurgias há quase dois meses por atraso em repasses do governo do estado. De acordo com os funcionários da unidade, nenhum atendimento vem sendo feito por causa do atraso nos salários.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), cerca de R$ 1 milhão deve ser repassado até a próxima terça-feira (16) para regularizar os atendimentos. O valor, segundo a pasta, é referente a pendências de pagamentos e “outros procedimentos”.
A unidade é referência para no tratamento de pacientes com obesidade. A cabeleireira Daniely Cristine da Costa mora em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Segundo ela, há 10 meses ela viaja até o hospital para tentar o procedimento cirúrgico.
Daniely precisa realizar uma cirurgia de dedução de estômago, mas está na fila de espera por causa dos atrasos nos repasses. Uma nova cirurgia havia sido marcada para a última sexta-feira (12), mas foi cancelada.
“Não fomos avisados dessa greve. Já gastei muito dinheiro entre idas e vindas até o hospital. Não sou daqui, não tenho onde ficar e com essa situação fico sem poder voltar para casa e também não posso ficar aqui sem saber o que vai acontecer“, declarou.
De acordo com o técnico em enfermagem Admilson de Oliveira, o pagamento dos funcionários do hospital sempre é feito com atraso.
“O salário sempre está sempre atrasado. Vamos todos os dias fazer o nosso papel e cobrir o plantão, mas não temos condições de realizar nenhum procedimento lá“, afirmou.
Em janeiro deste ano, os funcionários já haviam paralisado as atividades para cobrar salários atrasados.