Representantes da Federação Médica Brasileira (FMB) tiveram um dia de atividades em Cuiabá, no Mato Grosso, na quinta-feira, 4 de maio. O presidente da entidade, Waldir Araújo Cardoso e a vice-presidente Janice Painkow, participaram de reunião no Sindicato dos Médicos, de reunião com gestores municipais e com os médicos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).
Em abril, o Sindicato dos Médicos do Mato Grosso aprovou em assembleia a filiação à FMB. “Entregamos aos dirigentes os nossos princípios políticos, nossas cláusulas pétreas de relacionamento e concepção sobre a direção de nossa entidade médica. Firmamos o apoio na principal demanda dos médicos nesse momento, que é a elaboração de um plano de cargos e salários da rede municipal de saúde, tendo em vista que há uma disponibilidade do gestor municipal, que assumiu o cargo recentemente, em conversar”, detalha Waldir.
Os dirigentes do Mato Grosso foram convidados a participar da próxima reunião executiva da FMB, que será realizada nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo. “Será a oportunidade de os demais sindicatos darem boas-vindas aos parceiros do Mato Grosso e a legitimação da filiação deles à FMB”, acrescenta o presidente.
A presidente do Sindicato, Eliana Siqueira, e os dirigentes médicos do Mato Grosso, Fábio Caudal Magalhães, Evelyn Hack Bidigaray, Oderlino Rodrigues de Godoy, João Valter e Jonathas Husaka formaram o grupo que recepcionou os representantes da FMB na sedo do Sindicato.
Gestor municipal
Os dirigentes da FMB também estiveram reunidos com a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, a assistente social Elizeth Lúcia de Araújo, com que falaram sobre a necessidade da construção do plano de cargos e salários. “Explicamos que é necessário realinhar os valores pagos tanto na atenção básica quanto para os especialistas”, comentou Waldir.
Um grupo de trabalho paritário, com quatro representantes do sindicato e quatro da secretaria de Saúde foi criado e tem reunião marcada para a próxima segunda-feira. “A proposta é de que em 30 dias estejam concluídos os estudos de avaliação das características, especificidades do trabalho médico em cada unidade de trabalho e a forma de remuneração e as gratificações. O resultado desse trabalho será levado para uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário da Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho para a viabilidade de adoção da proposta”, acrescenta o presidente da FMB.
A presidente do Sindicato dos Médicos, Eliana Siqueira e os dirigentes sindicais Edinaldo Lemos, Nei Pereira, Renil Ferreira e Elizeth Lucia de Araújo também estiveram no encontro.
Médicos do ESF
Os dirigentes da FMB acompanharam a reunião mensal dos médicos do ESF, quando foram debatidos assuntos relacionados à rotina da atividade profissional. “Apresentamos a entidade nacional aos colegas de Cuiabá e respondemos perguntas, como o fim da contribuição sindical. Os médicos têm muitas dúvidas sobre esse tema e esclarecemos que o financiamento da FMB é feito basicamente pelos sindicatos, responsáveis por manter a entidade nacional forte, autônoma e independente. Saímos com a certeza de que sempre que a Federação visitar uma de suas bases vamos buscar esse contato com os médicos para tornar a entidade cada vez mais conhecida entre os profissionais brasileiros”, conclui Waldir.