Pediatras que atendem no Hospital Helena Moura, localizado no bairro da Tamarineira, estão sobrecarregados de trabalho. A queixa foi apresentada em uma reunião realizada na segunda-feira, 24 de abril, com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Tadeu Calheiros, e o diretor executivo, Walber Steffano, na sede da entidade, na Boa Vista. O grande motivo do problema é uma escala subdimensionada para a demanda recebida pela unidade diariamente.
A categoria explicou que o plantão, que deveria funcionar com, pelo menos, cinco profissionais nunca conta com a quantidade adequada. Ao analisar as escalas de plantão da unidade, ficou evidenciado que uma escala que já seria difícil para quatro médicos ocorre de funcionar com três rotineiramente, chegando às vezes a ter apenas um médico na escala – fato que acontece nos plantões da quinta-feira durante o dia e ao domingo, à noite.
Para contornar a situação e garantir o quadro mínimo de atendimento, é necessário que muitas vezes os servidores deem plantões extras, fora de seus respectivos dias, ou em outros casos até dobrem a carga horária. Além disso, faltam substitutos para períodos como férias e licenças.
Ao final da reunião, Tadeu Calheiros ressaltou que o Simepe vai cobrar medidas para a resolução do problema. Ele explicou que um pedido oficial será feito à Secretaria de Saúde do Recife para que seja feita a readequação do número de profissionais médicos, aumentando o quadro para permitir que o atendimento à população seja feito da forma correta.
>> Elogio
Além de fazer reivindicações por melhorias nas condições de trabalho na unidade, os profissionais ainda relataram que reconhecem o esforço da gestão com relação o problema de insegurança vivido na unidade. Eles relataram que o hospital está mais protegido com a contratação de seguranças. Por fim, ainda pedem que essa não seja uma medida temporária e sim permanente.
Um novo encontro para discutir o andamento das questões referentes ao Hospital Helena Moura será realizado no dia 08 de maio. O encontro será na sede do Simepe.