O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) denunciou, na noite desta terça-feira, 4 de abril, clima tenso hoje no Hospital de Pediatria Helena Moura, localizado no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife.
Em mensagem publicada no perfil do Simepe no Facebook, a entidade informa que médicos plantonistas ligaram para o Simepe solicitando “apoio devido à situação de tensão por conta do grande quantitativo de pacientes à espera de atendimento”. Segudo o sindicato, “os médicos estavam acuados e sendo agredidos verbalmente”.
O Simepe informou que o presidente do sindicato, Tadeu Calheiros, e o diretor executivo, José Tenório, foram ao local, “acalmaram a situação junto aos pacientes e se juntaram ao corpo clínico para atender à demanda retida na unidade”. E, a pedido do sindicato, a Polícia Militar ficou na unidade.
A reportagem do Portal FolhaPE entrou em contato com o hospital por volta das 23h e foi informada que o clima já havia sido normalizado no local.
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a grande demanda se deve ao aumento de pacientes com virose nesta época do ano, por causa da mudança de clima. A secretaria também argumenta que, pelo menos, 30% dos pacientes são oriundos de municípios do interior do Estado.
Com cerca de 5 mil atendimentos mensais, o hospital passou por uma grande reforma, inaugurada em meados do ano passado. Ao todo, o Helena Moura dispõe de 50 leitos para internação distribuídos em oito enfermarias e três leitos para observação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). O hospital segundo a Prefeitura do Recife, é “referência municipal para tratamento de crianças na faixa etária de zero a menores de 13 anos e oferece atendimento de casos clínicos de urgência/emergência, internação 24h/dia e consultas ambulatoriais especializadas em pneumologia, fisioterapia respiratória. A unidade atua ainda na formação de profissionais dos cursos de medicina, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição e outros da área”.
Fonte: Folha PE
Foto: Simepe