O dia Nacional do Neurocirurgião foi instituído em homenagem ao médico Paulo Niemeyer, nascido em 14 de abril de 1914. Pioneiro da neurocirurgia, principalmente, no que diz respeito à modernização da especialidade, Niemeyer não foi o primeiro neurocirurgião brasileiro, mas foi quem introduziu as técnicas modernas e criou uma grande escola de neurocirurgia, apesar de nunca ter sido professor universitário, deixando assim, um legado muito grande de modernidade e de aprendizado.
Criado em uma família católica, Niemeyer foi educado em casa até os 11 anos, quando foi matriculado no Lycée Français, em Laranjeiras. Em 1930, ingressou na Faculdade de Medicina, então no campus da Praia Vermelha. Em 1931, quando tinha 17 anos foi trabalhar na Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro e em 1945, introduziu no Brasil a angiografia cerebral e a radiografia das artérias cerebrais.
Ocupou vários postos na Santa Casa até chegar ao cargo de provedor, a autoridade máxima da instituição, jamais recebendo um centavo por seus serviços no hospital. “Costumamos dizer que é o espírito de misericórdia que nos move de fazer algo pelo doente, além do interesse de aprender e de ensinar”, teria dito.