O Sindicato dos Médicos de Roraima (SimedRR) comemora o projeto de lei aprovado na quarta-feira, 29 de março, na Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), em Boa Vista, que regulariza a incorporação da Gratificação Permanente de Atividade Médica (GAM) ao salário básico dos profissionais efetivos. A aprovação dos deputados estaduais foi unânime.
Samir Xaud, presidente do Sindicato dos Médicos, explica que assim que o projeto for sancionado pelo Executivo, regularizará uma questão antiga e que reflete na aposentadoria dos profissionais médicos. “A partir de agora a gratificação recebida por insalubridade começará a contar sobre o valor integral e não sobre o valor básico. Para nós é uma grande vitória”, comenta.
O Sindicato de Roraima é filiado à Federação Médica Brasileira (FMB), entidade que atua na defesa de pelo menos 200 mil médicos em todas as regiões do País.
“Temos tido grande vitórias em todas nossas bases de atuação porque os médicos cada vez mais posicionam-se como trabalhadores e os contratantes, sejam eles do setor público ou privado, começam a compreender que a medicina não se faz sem pessoas, e sem remuneração justa e adequada e com respeito às cargas horárias. Se o resultado é a ponta, ou seja, o bom atendimento e de qualidade, é preciso estruturar o processo de saúde. É uma missão longa, árdua, mas que está sendo feita sem descanso, a exemplo do que observamos agora em Roraima, onde um jovem médico é a liderança”, explicou o presidente da entidade nacional, Waldir Araújo Cardoso.
Para a relatora do projeto na Assembleia, deputada Aurelina Medeiros, a proposta aprovada não causará impacto financeiro e garantirá ao médico uma aposentadoria digna. “Você vê um médico se aposentar com R$ 3 mil de salário por mês. Com esse projeto eles serão enquadrados no plano de carreira e terão uma condição digna no futuro”, afirmou.
Samir Xaud afirma que a próxima luta da entidade sindical é pelo Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações (PCCR). “A nossa visão é de que as melhorias para os profissionais médicos refletem diretamente no melhor para a população”, destaca.
Fonte | Fotos : Assembleia Legislativa de Roraima
Edição de texto: Camila Spolti