Durante a estação mais quente do ano, quando as temperaturas chegam muitas vezes próximas dos 40Cº, todo o cuidado é pouco para evitar os típicos problemas de saúde no verão. Especialistas alertam para a hidratação, exposição ao sol em determinados períodos do dia, alimentação e micoses provocadas pela areia da praia e roupas úmidas.
Com a chegada do verão, as pessoas querem se bronzear e ficam durante horas na beira da praia, sem utilizar protetor solar, colocando a saúde em risco. A diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sílvia Schmidt, orienta para que os veranistas fiquem atentos aos horários de exposição ao sol e sempre mantenham a pele protegida. “As pessoas devem evitar os horários entre 10h e 15h, para evitar manchas, bolhas, queimaduras e até mesmo câncer de pele. Vale lembrar que independente do tom de pele, o número do protetor solar deve ser sempre a partir de 30”, salienta Sílvia. A dermatologista também ressalta que os protetores ajudam a retardar o envelhecimento precoce da pele. Outro cuidado é com a insolação. Ela pode causar tontura, fortes dores de cabeça, vertigem, falta de ar, mal-estar e vômitos.
Outra recomendação da diretora, é com relação às micoses. A permanência com roupas úmidas por muito tempo podem desencadear o surgimento de fungos. “Geralmente, no início do verão, é comum ver surtos do chamado bicho geográfico, pois a areia está muito contaminada até por fezes de animais. Outra dica importância é não ficar por muitas horas com aquela roupa molhada depois que saímos do mar, porque um ambiente úmido é propício para a proliferação dos fungos e micoses”, explica. Para evitar as manchas avermelhadas e coceira, ocasionadas por micoses, Sílvia orienta que as pessoas optem sempre por usar roupas leves de algodão e não repetir, principalmente sapatos, tênis e roupas íntimas. “As micoses costumam aparecer em áreas do corpo mais quentes como axilas, entre os dedos dos pés e logo abaixo dos seios”, completa Silvia.
A maior exposição ao sol requer hidratação. Portanto, ingerir bastante água é recomendável para o equilíbrio do organismo. “Uma boa hidratação é essencial no equilíbrio da temperatura do organismo. Para um adulto, é indicado em época de calor cerca de dois litros de água por dia, porém quem pratica atividade física é recomendado um pouco mais”, diz.
Além dos alertas sobre os horários críticos do sol e hidratação, uma das dúvidas frequentes dos veranistas é como tratar queimaduras provocadas por águas-vivas ou mãe d´água. Segundo ela, diversas formas são sugeridas por leigos, entretanto, especialista confirmam que o melhor método é usar vinagre e analgésicos. “Primeiro, saia imediatamente da água e depois passe vinagre. Ele neutraliza o veneno e alivia bastante a dor”, diz Silvia.
Fonte: Simers