Na noite de 8 de março, o Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região (Simesul) e a Sociedade Médica de Sorocaba (SMS) realizaram uma programação especial para celebrar o Dia internacional da Mulher.
O 1º Encontro de Mulheres Médicas contou com a palestra da doutora Elizabeth Alexandre, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, cujo tema foi “Saúde da Médica: Dimensões Física, Psíquica e Social”.
Elizabeth apontou os principais problemas de saúde que afetam as mulheres e chamou a atenção para o viés androcêntrico da ciência. “Em alguns casos o homem era tido como o modelo universal e a mulher como um grupo especial, mesmo sendo mais da metade da população”, comentou.
Outro ponto destacado foi o fato de os médicos serem mais ativos, ambiciosos, competitivos e individualistas, o que acaba levando a frustrações. Na mulher isto é ainda mais acentuado, culminando em maiores índices de depressão, dependência química e suicídio.
“Com a tendência de feminilização da medicina, que abaixo dos 35 anos já tem 54% de mulheres, um evento como este é da maior importância, pois chama a atenção da mulher e abre a oportunidade para que ela ocupe mais espaços e que lute pelos seus direitos”, disse Eduardo Luis Vieira, presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região (Simesul).
Segundo a participante e diretora social da SMS, Flordenice Ende, o evento foi de excelente qualidade. “O tema abordado pela doutora Elizabete, sobre a saúde da mulher médica, foi bem impactante e surpreendente em alguns aspectos. Muitas vezes cuidamos da saúde dos outros e deixamos a nossa e a de nossos familiares de lado”, afirmou.
Os presentes prestigiaram, ainda, exposição de fotos, música ao vivo e palestra sobre automaquiagem. O 1º Encontro de Mulheres Médicas contou com apoio da Unimed Sorocaba, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e Federação Médica Brasileira (FMB), além dos laboratórios Mantecorp, Asta e L’Oreal.
Fonte: Simesul