Há menos de dois anos com nova administração no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, a prefeitura de Navegantes, no Litoral Norte catarinense, pretende romper o contrato com o Instituto Saúde e Educação Vida. A prefeitura afirmou à RBS TV que o instituto descumpre cláusulas do contrato e tem sido notificado sobre diversas irregularidades.
“Falta de higienização, mau atendimento, muita gente esperando, falta dos especialistas, o próprio plantonista, que tem que ter sempre dois plantonistas”, disse o prefeito Emílio Vieira.
Conforme o governo municipal, outras administradoras estão sendo procuradas para que a cidade não fique sem atendimento.
Além disso, no último final de semana, os médicos ameaçaram entrar em greve, pelo atraso no pagamento, feito pela administradora, que recebe verbas do município.
Com o risco de não ter atendimento médico, a empresa pagou na segunda-feira, 13 de fevereiro, apenas os profissionais do pronto-socorro. Conforme a RBS TV, os especialistas devem receber o que falta em três parcelas a partir da semana que vem.
Pagamentos
Com a possibilidade do rompimento do contrato entre a prefeitura e a administradora, a preocupação dos médicos é que eles fiquem sem receber os salários atrasados e que tenham que cobrar a dívida na Justiça.
Na tarde de quarta-feira, 15, todos os vereadores foram ao gabinete do prefeito para saber quais são as intenções do município em relação ao hospital.
“Para que a gente consiga tomar uma medida, para que não haja essa insegurança para a população e também os funcionários do hospital. O nosso maior medo é que o hospital possa vir a fechar”, disse o vereador Samuel Paganelli.
Contraponto
O coordenador regional da empresa, Fabiano Woltz, não quis gravar entrevista com a RBS TV, mas disse que o instituto tem interesse em continuar administrando o hospital. Ele afirmou que os salários estão em dia, assim como o quadro de funcionários.
Quanto às notificações da prefeitura a respeito da falta de higiene, medicamentos e especialistas, o coordenador garantiu que tudo foi solucionado e está de acordo com o contrato.