O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoverá no dia 6 de abril, em Rio Branco (AC), o I Seminário sobre Saúde Indígena da entidade. O encontro propõe reunir cerca de 200 pessoas, entre elas antropólogos, médicos, alunos de Medicina, profissionais de saúde, e representantes de tribos locais.
Em reunião nesta terça-feira (14), em Brasília, a Comissão de Integração de Médicos de Fronteira finalizou a programação do evento. Dentre as mesas propostas pelo grupo, destacam-se os debates sobre políticas públicas em saúde indígena, cooperação internacional, ética médica na cultura indígena, além de uma conferência sobre saúde mental.
“Será uma oportunidade de reunir profissionais para pensar a situação de saúde e os povos indígenas. É necessário reconhecer os dados epidemiológicos, a organização e a qualidade dos serviços de saúde, além das relações entre os profissionais de saúde e as comunidades indígenas que são, em grande parte, determinados pelo contexto de relações interétnicas”, apontou a coordenadora da Comissão do CFM, Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro.
O encontro também contou com a participação dos integrantes Aníbal Gil, Faisal Augusto Esgaib, Jeancarlo Cavalante, Josemar Feitosa e Maria das Graças Creão Salgado.
As inscrições para o encontro serão abertas no mês de março no site www.eventos.cfm.org.br.
Fonte: CFM