O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer-UICC, é celebrado todo dia 4 de fevereiro com apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações. A Organização Mundial da Saúde estima que, se nada for alterado, em 2030 o câncer será responsável por 13.1 milhões de pessoas, causando prejuízo econômico, sem falar nos custos emocionais e psicológicos.
Entre as mulheres, o câncer de mama é o que mais preocupa. De acordo com a estimativa do INCA, milhares de brasileiras serão diagnosticadas com a enfermidade. Já entre os homens, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais temido. No Brasil, o câncer de próstata só perde para o câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Inca, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece entre os homens, representando cerca de 10% do total de todos os cânceres.
Prevenção do Câncer de mama: Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, deixar de lado os maus hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, fazer exame clínico das mamas e mamografia para mulheres acima dos 50 anos todos os anos são formas simples de prevenção e redução dos índices desta doença. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, a primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos.
Prevenção do câncer de próstata: Os homens devem começar a se preocupar em fazer exames preventivos a partir dos 45 anos da idade. O PSA (exame de sangue) deve ser feito anualmente para investigar se não existem anormalidades no órgão.
Devemos no dia de hoje, contribuir para a conscientização da luta contra o câncer
Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer
OMS – Organização Mundial da Saúde