“Quando você descobre o que deseja para sua vida, tudo muda, surge um foco e as portas se abrem”. É assim que Ian Novy Quadri, o primeiro colocado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica o resultado. Aprovado para o curso de medicina, o jovem de 26 anos é de Florianópolis e estava quase no fim do curso de engenharia mecânica da mesma instituição quando descobriu que queria ser médico.
“Eu vi que eu precisava de um recomeço e meus pais apoiaram minha decisão. Percebi que o mercado estava se fechando e eu precisava buscar uma profissão que me desse oportunidade de trabalho e que, ao mesmo tempo, fosse bonita, desse um sentido nobre para minha vida”, disse o futuro médico.
Ian voltou a se preparar para o concurso em 2015, quando passou a frequentar aulas no curso pré-vestibular e dedicar até oito horas diárias de estudos em casa.
Dedicação
“As horas de estudo dependiam muito do dia, de como eu estava. Às vezes, estudava três horas, outras até oito, conforme rendia. Posso dizer que, quando você encontra o que realmente deseja para sua vida, a motivação surge com toda força. Eu queria muito passar, porque realizaria um sonho, mas também como forma de recompensar tanta gente que me ajudou, meus pais, professores, amigos. Esse resultado não é só meu, também é de todos eles”, disse.
Resultado
Ian fez 93 pontos na prova, o que corresponde a um total de 89% de acertos. “Sempre gostei de todas as matérias e daquelas que não gostava tive que aprender a gostar. Tive quase 90% de acerto em todas as provas“, contou.
Embora esteja feliz e empolgado com o novo curso, o estudante quer aproveitar o momento. “Agora, é comemoração, o ano foi muito duro, de muita dedicação, a hora é de aproveitar a família, os amigos e compartilhar esta alegria com quem me ajudou”, comenta.
Além da rotina de aulas e estudos individuais, Ian também dividia a rotina com o trabalho em uma escola de dança, onde auxiliava professores e alunos em aulas e também era bailarino.