Dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) e médicos do hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de reunião na reitoria da universidade na quarta-feira (25/01). O objetivo foi solicitar agilidade no encaminhamento da flexibilização da carga horária dos médicos, tendo em vista que a comissão criada em 2016 entregou à universidade no final do ano passado um relatório que aponta a viabilidade de flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas/semanais.
O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina do Sindicato e médico do HU, Oscar Cardoso Dimatos, solicitou que a vice-Reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, encaminhe o assunto o mais breve possível. “Buscamos simplesmente a isonomia. Assim como os outros servidores do HU conquistaram a flexibilização da jornada de trabalho, os médicos também têm esse direito“, declarou.
A pró-Reitora do Desenvolvimento de Gestão de Pessoas da UFSC, Carla Cristina Búrigo, informou que algumas dúvidas precisam ser esclarecidas e agendou uma reunião com a comissão para a próxima semana. “Precisamos compreender bem o estudo para que possamos apresentar uma justificativa clara para os órgãos de controle e então poder encaminhar para a procuradoria”.
O presidente da comissão, Leonardo Simas Abi Saab, e o médico Giovane Colombo, que integra a comissão, destacaram que o relatório está bem embasado. “Durante três meses conversamos com chefes de serviços e coletamos as informações dentro do hospital. Elaboramos um relatório antes de qualquer coisa focado em zelar pelo bom funcionamento da instituição”, afirmou Giovane.
A vice-Reitora solicitou que na próxima reunião com a comissão seja encaminhado o cronograma para os próximos passos. “O importante é que se conclua o processo. Temos muitos envolvidos e contrapontos e nosso interesse é de que avance”.
Também participaram da reunião o presidente do Simesc, Vânio Cardoso Lisboa, a superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, e a diretora de medicina do HU, Adriane Pogere.
Fonte: Simesc