Com o objetivo de garantir melhorias e avançar na campanha de reajuste salarial para a categoria, os médicos da rede municipal de Petrolina, no Sertão, estiveram reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada sob a coordenação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Durante quase três horas, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), os profissionais vinculados à Atenção Básica discutiram a situação vivida pelos profissionais e chegaram a deliberações para o rumo do movimento.
Pouco antes do início da AGE, a direção do Simepe – representada pelo presidente Tadeu Calheiros, pela vice-presidente Claudia Beatriz, e pelos diretores Walber Steffano e José Alberto – e médicos da cidade já iniciaram o diálogo com a gestão municipal. Eles se reuniram com o novo gestor, Miguel Coelho (PSB), eleito no ano passado, e representantes das secretarias de saúde e administração, para discutir pontos importantes para os profissionais que atuam na rede. Na oportunidade, o gestor prometeu regularizar até a próxima quinta-feira, 26 de janeiro o pagamento que está em aberto, que correspondem ao mês de dezembro de 2016, e informou que já na próxima segunda-feira comunicará a data de pagamento para os vencimentos do mês de janeiro, situações que estão na lista de insatisfações da categoria.
Miguel Coelho ainda informou aos presentes no encontro que a prefeitura quer organizar toda a situação e pediu até o mês de março para ajustar as pendências, entre elas a regularização do detalhamento dos vencimentos nos contra-cheques. Ele também garantiu que vai restituir de forma retroativa os valores que deixarem de ser pagos até o fim deste período.
Durante a tarde, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e ouviu os detalhes do que foi dialogado com a gestão municipal, além de apresentarem outras demandas que já estão na pauta de luta do Simepe. Ao longo do encontro, a categoria aprovou a proposta de dar abertura a uma mesa de negociações com a gestão municipal para discutir propostas de reajuste, além de definições sobre as jornadas e melhorias nas condições de trabalho. Na AGE, os profissionais ainda compreenderam o pedido do prefeito, mas acreditando na construção de uma relação de confiança entre as partes, visando garantias de melhorias para os médicos e para a prestação de serviço para a população.
O presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, classificou como “positiva” a AGE, uma vez que várias propostas de interesse da classe médica foram amplamente debatidas e em seguida deliberadas. Além disso, ele elogiou a iniciativa da prefeitura da gestão municipal em convidar o Sindicato e sua categoria para discutir as problemáticas. “Estamos caminhando de forma coerente e direcionada para garantir as melhorias necessárias apresentadas pelos médicos, tanto das condições de trabalho como de salários. O Simepe e a categoria aceitaram o pedido da prefeitura de dar um prazo até março para a regulação da situação, mas não aceitaremos retrocessos de garantias conquistadas ao longo de uma trajetória de lutas dos médicos. Estamos estabelecendo uma relação de confiança e acreditando na construção de um diálogo, que será muito importante para a mesa de negociações da campanha salarial”, pontua.
Por fim, ao término da reunião, a categoria definiu que uma nova será realizada no dia 07 de março, em Petrolina.
Fonte: Simepe