A Fundação Butantan receberá apoio, não reembolsável, de R$ 97,2 milhões para o desenvolvimento da vacina tetravalente contra a dengue. Os recursos foram aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O valor, que corresponde a 31% do investimento total de R$ 305,5 milhões, será destinado para custeio de ensaios clínicos e construção da planta de escalonamento para fornecimento da vacina. O investimento tem como base o Fundo Tecnológico do BNDES (BNDES Funtec).
A ação, em conjunto com o Ministério da Saúde, possibilita a continuidade do desenvolvimento da vacina, que é extremamente importante para a saúde pública, não só para o Brasil, mas para vários outros países em que a doença é endêmica.
Considerando a faixa etária de indicação da vacina de dengue, o público beneficiado pela dose será de cerca de 180 milhões de pessoas no País, quase a totalidade da população.
Projeto
O ensaio clínico em desenvolvimento pelo Instituto Butantan – o maior já realizado integralmente no Brasil – tem o objetivo de avaliar a eficácia e segurança da vacina em um grupo abrangente de voluntários.
O estudo será integralmente realizado no País, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e 14 centros de pesquisa, sob coordenação da USP, envolvendo aproximadamente 17 mil voluntários. O desenvolvimento clínico tem transcorrido de forma satisfatória, com resultados preliminares que demonstram segurança e eficácia da vacina.
A planta de escalonamento será utilizada na etapa final dos testes clínicos e, uma vez registrada a vacina, estará apta a produzir 24 milhões de doses ao ano.
Fonte: Portal Brasil