Vacina de prevenção da dengue
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, apontou que a doença atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. Seu período de maior transmissão coincide com o verão devido aos fatores climáticos favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 40% da população mundial vive diante da ameaça da doença. Neste ano, a Organização Mundial da Saúde recomendou a vacina de prevenção da Dengue. O primeiro estado brasileiro que inseriu a vacina no calendário foi o Paraná e de forma gratuita. A vacina tem 20 anos de duração e, segundo pesquisadores, o número de acometidos pelo mosquito deve cair em 50% nos próximos cinco anos, caso 20% da população seja vacinada.
Detector de glúten de bolso
A doença celíaca afeta o intestino delgado tanto de crianças como de adultos que são geneticamente predispostos. A enfermidade é diagnosticada através de um exame de sangue que pode apontar a existência de atrofia da mucosa do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes, água e sais minerais. Provoca dificuldade do organismo em absorver os nutrientes dos alimentos e a pessoa se torna intolerante ao glúten. O dispositivo utilizado permite que a pessoa insira o líquido ou alimento dentro de uma cápsula, espera cerca de dois minutos e o aparelho apontará se há ou não a presença de glúten.
Teste rápido para zika
A patologia, contraída pela picada do mosquito Aedes Aegypti, provoca má formação dos fetos em gestantes. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology criaram um teste em um papel que fornece o resultado em até três horas. Quando a folha é exposta a um sangue infectado pelo vírus da zika os pontos amarelos mudam para a cor roxa.
Anestesia odontológica sem agulha
A maioria dos pacientes tem medo de fazer tratamento nos dentes ao saber que é necessária a anestesia odontológica. Tal fobia se dá devido a dor na aplicação e aos efeitos colaterais. Desde o ano passado, é possível que o anestésico seja pela cavidade nasal. Ao respingar duas vezes a substância na cavidade nasal homolateral – localizado no mesmo lado do corpo – ao dente que será tratado, o tratamento pode ser realizado livre de sofrimento.
Medição de glicemia mais prática e com menos dor
Pessoas acometidas pelo diabetes e dependentes de insulina, penetram agulhas nos dedos todos os dias para analisar a glicemia sérica. Agora já é possível utilizar um pequeno sensor que fica preso ao braço, eliminando a dor da picada. O aparelho contém pequenos fios abaixo da pele que monitoram a glicemia. A leitura é realizada através de smartphones. Segundo os pesquisadores, as pessoas que utilizaram os dispositivos exibiram 38% menos ocorrências de hipoglicemia.
Fonte: Simers