A complicada realidade dos hospitais públicos do país é abordada no novo longa-metragem de Andrucha Waddington, Sob Pressão. Estrelado por Júlio Andrade, Marjorie Estiano e Ícaro Silva, o filme estreou em novembro nos cinemas brasileiros.
Na trama, Andrade vive Evandro, um cirurgião brilhante e totalmente focado no seu trabalho num hospital público do Rio de Janeiro. Sua equipe é formada por outros dois cirurgiões, o amigo Paulo (Silva) e a novata Carolina (Marjorie), que o admiram e apoiam, mas que, por vezes, têm visões conflitantes sobre o melhor caminho para realizar sua missão de salvar vidas. A instituição tem ainda outras duas peças-chave: Samuel (Stepan Nercessian), diretor-geral do hospital e mentor de Evandro, que se orgulha da dedicação e talento do pupilo, mas que acha que ele pode estar indo longe demais; e Ana Lúcia (Andréa Beltrão), diretora administrativa que se irrita com as decisões ousadas e pouco ortodoxas de Evandro, já que contrariam sua visão sobre o melhor modo de atender à população.
O filme acompanha um dia tenso de trabalho dessa equipe, com três casos que requerem cirurgias de risco: um traficante, um policial militar e uma criança de família rica, todos feridos durante um tiroteio numa favela próxima ao hospital. Enfrentando a urgência, as condições limitadas do hospital e a pressão de parentes e de outras pessoas ligadas aos pacientes, Evandro vai se ver diante de escolhas difíceis para fazer tudo o que é possível e tentar o impossível.
Sinopse: Ao longo de um dia tenso na emergência, na sala de trauma e no centro cirúrgico, acompanhamos o trabalho do cirurgião Evandro e equipe em três casos que requerem cirurgias de risco: um traficante, um policial militar e uma criança de família rica, todos feridos durante um tiroteio numa favela próxima ao hospital. Enfrentando a urgência, as condições limitadas do hospital e a pressão de parentes e outras pessoas ligadas aos pacientes, Evandro vai se ver diante de escolhas difíceis para fazer tudo o que é possível e tentar o impossível.
Ficha técnica:
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Renato Fagundes, Leandro Assis
Argumento: Cláudio Torres, Luiz Noronha, Renato Fagundes, Mini Kerti
Produtor Delegado: Fernando Zagallo
Direção de Fotografia: Fernando Young
1º Assistente de Direção: Kity Féo
Direção de Arte: Rafael Targat
Técnico de Som: José Louzeiro
Cenografia: Emerson Dominice
Figurinista: Marcelo Pies
Produção de Elenco: Cibele Santa Cruz
Elenco: Júlio Andrade (Dr. Evandro), Ícaro Silva (Dr. Paulo), Marjorie Estiano (Drª. Carolina), Andréa Beltrão (Ana Lúcia), Stepan Nercessian (Samuel)
Fonte: Globo Filmes