No dia 26 de novembro, de 9h às 15h, 127 postos de saúde de 25 estados brasileiros terão o foco no atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. O Dia C vai mobilizar cerca de três mil dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização.
A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.
“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o dermatologista Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para saber os locais de atendimento, acessar www.controleosol.com.br.
Histórico
A edição de 2015 registrou a presença de mais de três mil dermatologistas voluntários de 23 estados e de uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito, e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo encaminhadas para tratamento.
Desde a sua implementação em 1999, a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. No dia 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.
#DezembroLaranja explora a linguagem dos corpos
Com o tema “O corpo fala – cuide de sua pele”, a entidade chama a atenção para as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares, os fotodanos (sardas, rugas, melasmas, queimaduras). Toda a comunicação da campanha é feita por meio de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas. A partir das “letras vivas”, são criadas palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, alertando para a prevenção. A ação faz um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.