O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso participou na quinta-feira, 9 de novembro, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília, da reunião do Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas), que teve como principal pauta a Proposta de Emenda Constitucional 55/2016, que trata sobre ajustes ficais.
Durante a discussão, ficou acertado entre os participantes, que não serão medidos esforços na mobilização contra a PEC 55/2016, o que inclui unificação de ações com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), mobilizar os conselhos municipais e estaduais de Saúde em torno da pauta, gravação de mensagens áudio com influenciadores entre outras ações que reforçará em uma grande mobilização em dezembro na capital federal, quando está previsto para o documento ser votado no Senado.
“A FMB está ombreada com as demais entidades representativas dos trabalhadores de saúde em defesa da manutenção e ampliação de recursos para a saúde”, destaca Waldir Cardoso.
Na quinta-feira, 10 de novembro, o assunto volta a ser debatido na reunião do Conselho Nacional de Saúde.
Esta semana, a FMB lançou uma nota oficial sobre a PEC 55/2016. A entidade, que agrega sindicatos de médicos de todas as regiões do país e representa pelo menos 200 mil profissionais brasileiros, entende que são necessários ajustes sobre os gastos públicos, mas sugere entre outras questões, a adoção de uma reforma tributária, a adoção de um percentual de pagamento da dívida pública que não comprometa o desenvolvimento social do País, entre outras medidas eficientes que contribuam efetivamente para melhorar a gestão fiscal. Leia o documento AQUI.