Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estiveram reunidos com gestores da UPA São Lourenço da Mata/ Fernando Figueira, administrada pelo Instituto Materno Infantil (IMIP). As questões relativas à insegurança (aumento crescente da violência contra profissionais), o número atendimentos e dimensionamento da equipe, bem como equipe de transferência e ambulância avançada para transporte de pacientes graves, assistência às salas vermelha e amarela, pontuaram os temas da reunião.
O Simepe encaminhou às reivindicações do corpo clínico da UPA, cujo objetivo é melhorar a qualidade da assistência à população que consiste basicamente na contratação de vigilância; além da necessidade da contratação de mais um médico clínico para dar suporte à Emergência e assistência aos pacientes internados em estado grave.
Segundo a vice-presidente do Simepe, Cláudia Beatriz, garantir segurança nos postos de trabalho é um dever do empregador, bem como assegurar condições de trabalho adequadas aos profissionais, como prevê o Código de Ética Médica e as resoluções do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
Vale salientar que os médicos da UPA São Lourenço da Mata, participaram de reunião, no último dia 7/11 no Simepe, onde denunciaram as reincidentes ocorrências de agressões verbais e tentativas de agressões físicas, déficit na equipe de segurança, hoje, apenas um policial militar.
Além disso, a falta de manutenção de equipamentos e materiais de trabalho, número excessivo de atendimentos por dia, superlotação e ausência de UTI móvel para transferência de pacientes de risco, foram abordados por todos os profissionais presentes.
Fonte: Simepe