O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, acompanhou a 287ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CND), realizada em Brasília nos dias 11 e 12 de novembro. O encontro teve entre vários pontos de debate a Proposta de Emenda Constitucional 55/2016 (PEC do ajuste fiscal) e o enfrentamento ao Aedes aegypti. O ministro da Saúde, Ricardo Barros participou da reunião que convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres para o segundo semestre de 2017.
“A Conferência Nacional de Saúde das Mulheres foi realizada pela primeira vez em 1986 e para esta segunda edição há uma projeção da participação de 1.500 delegados de todo o País”, comenta Waldir Cardoso, que acrescenta que o Ministério da Saúde “vai mobilizar a sociedade civil em ações semanais para uma campanha de identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Pesquisa do governo aponta que a população tem conhecimento sobre as medidas de prevenção, mas não as cumpre!”.
Marcos José Mendes (representante do Ministério da Fazenda) e Francisco Rozsa Funcia (consultor da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN/CNS) trataram, com posições antagônicas, sobre o impacto do financiamento da saúde com a aprovação da PEC 55/2016.
Outros assuntos abordados foram: revisão dos benefícios previdenciários por incapacidade; contexto atual da saúde indígena; segurança do paciente; apresentação dos indicadores e diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; convocação para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e para o VII Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.